comunidade grão de mostarda

Da comunidade grão de mostarda

Em 2006, nos primeiros momentos do caminho da nossa busca, escrevíamos para nós próprios: ao aproximarmo-nos da vida de cada mulher e de cada homem na simplicidade e abertura de coração, será possível fazer experiência da reconciliação humana, integrando assim na nossa história a proposta de Jesus, o Reino de Deus – a fraternidade universal.

Assim, quotidiano de partilha das alegrias e preocupações de cada ser humano, particularmente as dos mais fragilizados, foi suscitando o projecto “vizinhos entre vizinhos”. Ou seja, o aprofundamento das relações fraternas, e do qual cresceu também o desejo de tornar visível esta vivência a mulheres e homens de boa vontade, para quem todavia a realidade dos nossos vizinhos ainda era total ou parcialmente desconhecida. Estabeleceram-se laços de verdadeira fraternidade, através de atitudes solidárias, de convivência e também de reflexão e partilha de vida.

A comunidade não se tornou centro, mas espaço de acolhimento, de disponibilidade permanente… Lugar de busca e de encontro, onde se torne possível dissipar as suspeitas que impossibilitam a gratuidade, e ponto de partida para se romper com as fronteiras da indiferença.
Os encontros grão de mostarda, realizados anualmente no primeiro sábado de Julho, constituem o “momento de comunhão” de todas e todos que assumindo participar no destino comum da Humanidade – quer de modo individual ou integrados em diferentes colectivos -, assumem uma dinâmica de compromisso pela abertura e construção da fraternidade universal.

EM TUDO VIVER A BONDADE DE CORAÇÃO

comunidade grão de mostarda